
Para entender Marketing Viral, poderíamos, antes de tudo, analisar essas duas palavras separadamente.
O marketing nasceu para vender um produto, torna-lo satisfatório para o mercado, mostrar aos consumidores o porquê comprar determinada marca ao invés de outra, estuda o mercado e as tendências que ele segue. Não existe uma venda com sucesso absoluto sem este segmento onde a publicidade encaixa-se chamado marketing.
O termo vírus refere-se a partículas que infectam de alguma forma o ser vivo e que são passadas rapidamente de pessoa para pessoa se esta estiver propícia a isso.
Portanto, o Marketing Viral nada mais é que uma grande ação publicitária que tem como maior objetivo divulgar sua marca através do conhecido “boca a boca”, com vídeos veiculados na internet. Sendo o vídeo bom, a mensagem interessará tanto a pessoa que ver, que esta rapidamente irá passar adiante. Uma forma inovadora e divertida de mostrar um novo produto e enfatizar mais a presença de determinada marca.

Este tipo de publicidade obteve tanto sucesso que várias empresas que não usavam deste meio começarama investir nessa nova mídia.
A grande dificuldade de fazer este tipo de campanha é não tirar a naturalidade dela. O marketing viral deve ser passado de pessoa pra pessoa pelo conteúdo interessante que o seu vídeo oferece, sendo a marca que está patrocinando este viral aparentemente desimportante.
Pode-se relacionar também, uma parte dos sucessos destas campanhas às redes sociais que tornam este “boca a boca” bem mais fácil, rápido e eficaz.
O mais recente viral brasileiro de sucesso foi o "Como fazer sucesso nas agências", mas esse já postamos aqui, por isso seguem dois outros, tão bons quanto.
Will it blend?
Produzida desde 2006, a série de vídeos apresentada por Tom Dickinson, fundador da Blendtec, mostra que seu liquidificador anabolizado é capaz de triturar qualquer coisa.
A última vítima? O IPAD.
Bounty: Paper Towel Gang
O viral que quebra aquela antiquada idéia de que virais devem ser com baixo orçamento e parecendo vídeos caseiros. Esta aí, o vídeo é uma paródia de um rap americano que promove a marca do papel toalha Bounty, mostrando de uma forma muito criativa como eles são os mais resistentes da categoria.
Quem vê esses vídeos criativos e divertidos não pensa duas vezes em mostrar pra pelo menos mais uma pessoa, então... é só repassar !
Carla Puttini Stella 09149650 - Marketing Viral
Excelente Carla, muito bom seu post!
ResponderExcluirSeguiu bem o q conversamos na aula, sobre explicar primeiro os 2 termos separados, e depois juntar mkt e viral. Ficou ótimo.
Os exemplos q escolheu também encaixaram muito bem no assunto.
Valeu!