quinta-feira, 27 de maio de 2010

A interatividade além do bate-papo

Um termo que vem acompanhando, de maneira cada vez mais forte a tecnologia e principalmente a indústria informática, é "interatividade". As ferramentas de mídia hoje são criadas e aperfeiçoadas a partir do conceito de que é necessário a interatividade entre o emissor e receptor. Os jornais on line por exemplo estão cada vez mais interativos. A TV digital carrega com ela a promessa de ser um meio totalmente interativo. Entretanto, não podemos falar que os veículos analógicos como jornais, revistas e emissoras de TV e rádio não oferecem interação, a diferença é que nesses meios a interação torna-se é muito mais difícil. Por exemplo, para interagir com um jornal impresso o leitor deve ligar ou escrever para a redação e sugerir sua opinião. No caso de um jornal on line, o leitor pode fazer isso com apenas alguns cliques. A partir daí podemos identificar vários tipos de interação, diferenciando suas intensidades, seus efeitos e sua complexidade a partir dos contextos. A internet é sem dúvida o meio em que a interatividade se encontra mais forte, pelo menos a fácil interatividade. Há vários processo de interação na internet, mas é possível observar dois grandes grupos de processos interativos mediados por computador: a interação reativa e a interação mútua. A primeira é caracterizada pelas trocas mais automotizadas, processos de ação e reação. Na interação mútua há a mudança do foco da publicação para a participação, onde os espaços para interação mútua são mais valorizados, como o diálogo, o trabalho cooperativo etc.

Um exemplo de interatividade que vem ganhando força na internet é o webjornalismo participativo, ou jornalismo colaborativo, que consiste em uma ferramenta que oferece ao cidadão leigo toda a engrenagem jornalística pra dar aval à sua história. Um exemplo dessa ferramenta é o Eu-Reporter, do jornal O Globo.




Mas quando o assunto é interatividade, não podemos deixar de lado a grande bola da vez que é a TV digital. Além do mais, ela está totalmente relacionada à internet. Os programas terão um menu interativo para você ter acesso a conteúdo extra, sejam os links para os sites apontados nas matérias, sejam as notícias que publicamos diariamente em nosso site, sejam, inclusive, links para a compra dos produtos apresentados nos vídeos.



É importante destacar também que p
ara pessoas tímidas essa interatividade toda é um ótimo meio de integração social, pela ausência da necessidade de exposição da pessoa. Há porém algo que me intriga nesses novos tipos de interações: o crescimento da individualização. Antigamente a interação era algo que acontecia diretamente entre duas ou mais pessoas, onde era necessária essa troca de informações. Hoje a interação está se tornando algo individual! As pessoas interagem com a TV, com o computador, com a internet e indiretamente com outras pessoas.



Vinícius Santos - 09089559

Um comentário:

  1. Muito legal Vinícius, caprichou no post! Fez até uma relação da interatividade com webjornalismo, gostei! Exemplos bem aplicados e ilustrados com imagem e vídeo.
    Valeu.

    ResponderExcluir