quinta-feira, 15 de abril de 2010

Qual o limite? Homem vs. Máquina


As novas tecnologias têm transformado o mundo contemporâneo. A tendência pode ser confirmada através de filmes, desenhos e textos, materiais que retomam dúvidas muito antigas. Qual o preço que se vai pagar pelos benefícios que a tecnologia nos traz? Conseguirão nos superar e nos dominar? Criaremos uma máquina perfeita?
Não sabemos onde iremos parar, mas o cuidado/controle na utilização das máquinas sempre preocupou e ainda irá preocupar muito os cientistas/pesquisadores.
As novas tecnologias de informação criam um pesadelo de controle e confusão de identidade que altera a maneira de como enxergar o humano. A simulação do pensamento através das máquinas gerando um organismo que supera ou se iguala à capacidade dos homens ou dos “seres humanos” já foi alvo de vários filmes de sci-fi.
No ‘Animatrix’, o que chama atenção é a reivindicação da máquina de poder se chamar de forma de vida e por fim, controlar seu criador, o ser humano.
Pra finalizar, colocaremos algumas previsões de Bill Gates feitas em 2007.
Gates disse que a tecnologia ficará “melhor e melhor” nos próximos anos e previu o desaparecimento do “humilhante” teclado para intermediar o contato entre usuário e máquina.
Gates acredita que o reconhecimento de voz será “uma característica elementar” dos aplicativos desenvolvidos no futuro.
“Eu freqüentemente me pergunto até qual limite a revolução da tecnologia pode chegar. Será que o desenvolvimento de chips mais rápidos e aplicativos mais potentes vão chegar a um nível a partir do qual as coisas vão avançar mais lentamente?”, disse Gates.
“A resposta é, pelo menos para as próximas décadas, certamente não. Eu não vejo nenhum limite no horizonte”, afirmou Gates.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Ficou show o blog galera, parabéns!!! Gostei dos posts!
    Agora só divulgar e manter atualizado, só quero ver hein!
    Valeu!!! Abs.

    ResponderExcluir